quarta-feira, 13 de maio de 2009

Altimetria. Que diabos é isso???

"A Altimetria é parte da Topografia que estuda os métodos e procedimentos que levam a
representação do relevo. Para tal, é necessário medir apropriadamente o terreno, calcular as
alturas (cotas ou altitudes) dos pontos de interesse e representá-los em planta mediante uma
convenção altimétrica adequada." (Prof. Jucilei Cordini (Outubro/2004), UFSC).

Não vou entrar no mérito de estudos topográficos e tal, mas sempre que eu vejo o pessoal marcando treinos, passeios e afins, aparece alguém e pergunta: "...alguém tem o gráfico de altimetria aí?".

Para planejar uma viagem ou um treino de ciclismo, é importante saber quanto de ladeira você terá de encarar! Pra isso, a gente conta com várias ferramentas, que vão de sofisticados Aparelhos GPS à sites e programinhas acessíveis via Internet.

Eu gostei muito de 2 soluções baseadas na Internet: O www.bikely.com e uma ferramenta baseada na API (Application Programming Interface) do Google Maps: o GMapToGPX + GPS Visualizer.

A primeira, acho que a tudo mundo conhece. Consiste em um site onde você pode desenhar as rotas por onde pretende passar. Uma vez feita a rota, é possível gerar um gráfico da altimetria, que nos sites "gringos" é chamada de "Elevation Profile".
Outra opção interessante é poder exportar essa rota para arquivos .GPX (formato reconhecido por vários aparelhos GPS ou .KML (formato do Google Earth).

A segunda, me parece mais bonita, mas um tanto mais trabalhosa de se fazer.
Primeiro de tudo, entre no ElseWhere.Org (ou aqui mesmo) e adicione o GMapToGPX (em amarelo) ao seus Favoritos, conforme indica o próprio site.

Agora entre no GoogleMaps e gere uma rota. Uma vez gerada, é só clicar em Favoritos e selecionar o GMapToGPX, que nada mais é que um javascript que pega a informação gerada pelo GoogleMaps e transforma em um arquivo .GPX.
Acessando o GPS Visualizer, é só clicar em Profiles (elevation, etc) e gerar a Altimetria.
Esse mesmo site GPS Visualizer também reconhece arquivos KML, gerados pelo Google Earth.

Agora dá pra fazer aqueles planejamentos de passeio, viagens e treinos com um pouco mais de informação.

Não deixem de ler as informações nos sites citados. Vale à pena ler com calma pra aprender truques e macetes de como usar mais e melhor essas ferramentas.

Abraço!
: )
See ya!
FabioTux®

Nenhum comentário: