terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Construindo minha TouringBike Parte 01

Buenas, Crianças!

Como vocês já sabem (ou não), estou há algum tempo sem Bike para Cicloturismo.
Desde meu acidente em 09/07/2010 (tá aqui ó), fiz algumas viagens usando minha Roadie Scott Speedster.

Devo dizer que não é de todo ruim, embora preferisse uma bicicleta mais adequada para esse fim.
A City Tour me deu muitas alegrias, viagens memoráveis, mas não houve jeito de ressucitá-la.
A Caloi a tirou de linha em 2009, não tem mais nenhum quadro estocado para reposição, não quis me vender o quadro da Caloi Mobilité (que tem geometria e proposta muito parecidas com a "finada" CT).
Ou seja, a Caloi me deixou na mão...

Queria montar uma bike c/ as rodas 700c, que fizeram minha cabeça desde que comecei a pesquisar sobre Cicloturismo e eu não queria ter de montar uma Mountain Bike, com rodas 26" e bagageiro. Pra isso, me sobraram poucas opções: Importar, Garimpar e Fazer sob encomenda.

Importar se mostrou muito caro e trabalhoso. Pensei em trazer um Surly ou ainda pegar um Scott SUB 10 2007 que havia visto na ChainReactionCycles, mas teria de achar garfo, rezar pra caber pneus 700x38 (que é o pneu que prefiro), pagar impostos e fretes absurdos...enfim, desistiti.
Surly CrossCheck
Scott SUB 10 2007
Garimpar custa tempo e paciência. Fiquei por muito tempo na Internet, caçando nos Classificados de Sites/Fóruns, MercadoLivre, BikeShops, Amigos, Bicicletarias de Bairro, etc...tudo sem muito sucesso. Quando aparece algo interessante, é muito caro ou exige muitas adaptações, que tornam o processo inviável.

Fazer sob encomenda me parecia a opção mais complicada, pois não custa barato e demora um bocado...bem...até que Igor Miyamura, famoso FrameBuilder daqui de SP, que tive o prazer de conhecer pessoalmente num pedal que participamos em Ibiúna, me procurou.

Em outras ocasiões, conversamos sobre a possibilidade de fazer um quadro com ele, mas sempre esbarrava em falta de grana e a esperança que a Caloi iria me ajudar...(briguei muito com eles por fone/email/twitter).

Quando não havia mais esperança, ele apareceu dizendo que tinha dois jogos de tubos que seriam ótimos pra uma TouringBike, que um estavam à disposição e que ele ficaria feliz em construir o quadro a minha sonhada bike de viagens.
Não tive como resistir: Negociamos o preço, prazo, marcamos a visita e essa Saga finalmente começou a encontrar seu final.

No dia 05/12 fui até a sua Oficina, pra fazer a coisa mais legal dos quadros sob encomenda: Medidas Personalizadas.
Nada de ficar caçando equipamentos pra fazer com que o quadro sirva pra você. É como ir ao Alfaiate: Tudo é feito especificamente pra você, pensando no uso da bike, nas suas medidas corporais (que são únicas) e no seu estilo de pedalada.

O Miyamura possui um gabarito interessantíssimo, onde ele consegue articular os tubos pra tirar as medidas para a produção do quadro.
Ficamos, penso eu, entre 45min e 1 hora, fazendo medições, ajustes e testes de pedalada (sim...esse gabarito é como se fosse uma bicicleta estacionária, tem até pedivela/pedais).

Depois de tudo acertado, fui conhecer sua oficina, alguns dos equipamentos, vi um quadro em estágio final de solda, aprendi um pouquinho sobre o processo de montagem, que é todo artesanal, ouvi histórias dos seus equipamentos (que podem ser conhecidas dando uma conferida nos primeiros posts de seu blog).

Sem querer parecer exagerado, realmente me senti no Ateliê de um Artista. Ver e entender, mesmo que superficialmente, o processo de criação, montagem e finalização de um quadro de bicicleta é algo muito bonito e interessante, principalmente se você é um "viciado" em bicicletas.

Enquanto a bike não sai do forno, comecei a separar os equipamentos pra ela. Algumas das peças são remanescentes da "finada" CT, outras eu precisei comprar e outras são peças que sobraram de upgrades dados na minha Roadie.

Ontem à noite, fiz a separação do material: Segue o check-list:

Rodas D/T VZAN Speed 700 c/ Cubos Shimano Paralax;

K7 Shimano 8v 11/32;

Suporte Caramanhola B'Twin;
Bagageiro D/T Tranz-X.

Espero que não esteja faltando nada...

Se tudo correr bem, na semana que vem já terei fotos da bike montada!
Não vejo a hora do meu "Presente de Natal" ficar pronto pra ação!