sexta-feira, 30 de março de 2012

Audax - Você contra Você Mesmo!

(Orignalmente postado no BioCicleta)
Olá Crianças!


Vida corrida impede a gente de fazer muita coisa bacana, não é mesmo?
Tempo escasso, correria do dia-a-dia, falta de grana...tudo isso corroborando pra tirar a gente da estrada. Eu particularmente tenho me privado de fazer cicloviagens por conta disso.


Mas quem é amante de longas distancias não fica sem pedalar: Dá sempre um jeitinho. 
Um deles é o Audax.








Acredito que todos conheçam o Audax. É uma prova onde não há competição (formal) entre os participantes. A competição é contra você mesmo e o tempo, é claro. A ideia é que você percorra uma determinada quilometragem dentro de um tempo estipulado.



Aqui no Brasil, temos vários Clubes Audax. Como resido no estado de São Paulo, tenho participado através do Clube Audax Randonneurs São Paulo, afiliado ao "Les Randonneurs Moundiaux" e ao "Randonneurs Brasil" mas não existem impeditivos para que eu participe em qualquer lugar DO MUNDO, desde que o clube escolhido esteja afiliado ao "LRM"



O bacana dessa modalidade de ciclismo é a progressão que os Brevets lhe impõe. Aqui nas terras tupiniquins os clubes afiliados ao "LRM" homologam Brevets de 200km, 300km, 400km, 600km e (eventualmente) 1000km, além dos "Desafios", que são provas entre 100 e 130km, que são uma espécie de "esquenta" pra quem não tem certeza se aguentaria de cara os 200k.


Fazendo a série 200, 300, 400, 600km em um ano (calendário conta de Dezembro a Novembro do ano subsequente), você é agraciado com a medalha de "Super Randonneur".



Além disso, a cada 4 anos ocorre o famosíssimo "Paris - Brest - Paris", prova permitida aos Super Randonneurs que conquistaram esse "título" dentro do calendário do ano da prova. A ultima Paris - Brest - Paris foi no ano de 2011, tendo participado 58 brasileiros (nem todos residentes no Brasil).



Cada um dos Brevets tem um tempo-limite para que se seja homologado, garantindo assim participação no evento seguinte:



0200km - 13h30' - Livre
0300km - 20h - requer Brevet 200
0400km - 27h - requer Brevet 300
0600km - 40h - requer Brevet 400
1000km - 75h - requer Brevet 600


Segundo o regulamento, mantendo a média geral na casa de 15km/h (lembre-se que tem de levar em conta os tempos de parada), você consegue completar qualquer um dos Brevets.


Com esses números em mente, é possível planejar-se, levando em conta seu condicionamento físico e mental (sim, amigos...o Audax é mais do que uma prova de resistência física, sem dúvida).



Eu embarquei nessa "brincadeira" no início de 2011. Na ocasião fiz o Desafio 120k na cidade de Boituva/SP. A quilometragem era mais ou menos a mesma de um dia de viagem, talvez não o mesmo tempo, já que esse não é algo importante pra mim quando estou viajando (bom...eu tento chegar antes de escurecer).



O ano 2011 não fiz nenhum Brevet, pois foi um ano cheio de pequenas e médias viagens, mas comprometi-me a completar a série 200/300/400/600 ano de 2012 e garantir minha Medalhinha de Super Randonneur.



Comecei o calendário fazendo o Brevet 200k em Boituva, em Dez/11 (válido pro Calendário 2012), acompanhado da minha Namorada. Completamos juntos o percurso em mais ou menos 12h30', sem pressa, curtindo tanto os amigos e colegas ciclistas, quanto a estrada.



Depois de brevetados, temos curtido os Desafios, que ocorreram em Holambra/SP (Jan/12) e Campos do Jordão, que aconteceu na semana passada, 24/03/12.



O plano agora é encarar 300k em 20hrs, que vai acontecer na cidade de Rio das Ostras/RJ no dia 21/04.



Decidi fazer por lá, pois os 300k em São Paulo ocorrerão numa data que não poderei comparecer (02/06). Eu até tinha outras opções de data em outros estados, mas acabei ficando escolhendo o Rio de Janeiro, já que terei alguns amigos de SP indo pra lá também.



Por enquanto é isso, pessoal.



Aguardem os relatos das participações em Boituva/Holambra/Campos/Rio das Ostras.

Grande abraço e até lá!

2 comentários:

Waldson Gutierres (Antigão) disse...

Legal Fábio esta matéria. Tirou muitas das minhas dúvidas. Estou melhorando aos poucos. Em breve, se Deus quiser, volto aos pedais. Assim, espero também em breve quem sabe arriscar um Audax.
Grande abraço!

FabioTux® disse...

Valeus, Antigão!
Poxa...seria o máximo fazer um Audax contigo, hein?!

Mióra logo a Cacunda aí! heheh!

Grande abraço!