quinta-feira, 24 de maio de 2012

Projeto "Viajando de Dobrável" (Prólogo)

Olá Crianças!

A modalidade de Cicloturismo é tão vibrante e dinâmica, não é mesmo?!?!
Há sempre alguém (re)inventando alguma maneira mais divertida, prática, cômoda e confortável pra viajar de bicicleta.

Depois da experiência de rodar 300km no Audax Rio das Ostras/RJ (relato aqui) com uma bicicleta dobrável (a Éowyn), achei que estava na hora de levá-la a um novo patamar de utilização.

Não precisou muito esforço pra encontrar colegas que tem feito cicloviagens usando suas dobráveis.
No PBase, por exemplo, existe uma galeria de fotos chamada Fully Loaded. Nessa galeria pode-se conferir imagens de dobráveis (destaque para a "Bike Friday") entre várias outras bicicletas carregadas até as tampas com alforjes, mochilas e tudo mais.

Também tem o casal The Path Less Padaled que pedala de Brompton pelos Estados Unidos, carregando um "mundarel" de coisas, já que eles acampam muito.
Meu casal cicloturista predileto. Russ & Laura
Ah, não podia faltar o casal brasileiro Augusto e Andréia e seu blog, contando suas experiências com as dobráveis da Dahon pela Europa.

Enfim...isso tudo deixa a gente com água na boca, não? Depois de inspirado por esses (e outros) sites/blogs, resolvi começar meu projeto.

A minha dobrável é uma Soul D70, equipada com catraca 7v 13/28T, pedivela 170mm 52T, pneus 20" x 1.5", bagageiro (baixo) e paralamas.
Atualmente, uso uma bolsa de guidão de 12L da Saikoski e uma bolsa da SolidSports, também de 12L.
Éowyn em Rio das Ostras, pronta pro Audax
Lendo os relatos e olhando as imagens que citei no início, ficou claro que não seria possível carregar um alforje traseiro, dada a altura do bagageiro original. Além de ser baixo para usar um alforje de 40/45L (tocaria o câmbio), ainda teria o problema de, a cada pedalada, o calcanhar bater nele. Também não seria possível enfrentar longas subidas com peso extra usando a relação atual.

Pra resolver esse problema, peguei um bagageiro da Tranz-X e uma Catraca 14/34:
Esse bagageiro foi desenvolvido para bicicletas aro 26 e 700, já que possui regulagem de inclinação nas hastes superiores e de altura nas hastes inferiores, mas logo vi que serviria também na bicicletinha de aro 20".
A nova catraca, com o pinhão maior com 34T, vai ajudar nas subidas longas, permitindo pedalar sentado, mesmo com peso extra.

UPDATE: Eu acabei encomendando uma catraca 8v 11/32 e trocando os shifters/manetes da Éowyn. Obtive ótimos ganhos tanto na marcha mais leve quanto na mais pesada, além é claro de ter um melhor escalonamento das marchas, que tem gaps de 2 dentre entre elas, exceto os dois pinhões maiores.
Okay, mas colocar um bocado de peso na traseira da bike vai fazer com que a ela fique com a dianteira leve demais, fazendo com que a dianteira "empine" numa subida (o que pode ser bem perigoso).


A solução óbvia foi adicionar um bagageiro dianteiro, também da Tranz-X, podendo assim distribuir melhor o peso.

Não tomou muito tempo fazer as substituições. Também não consumiu dinheiro algum, já que eram peças que dispunha (e mesmo que tivesse de ter comprado, custariam bem pouco).
O resultado final das modificações é esse:

Éowyn com seus novos acessórios 
Éowyn com seus alforjes, prontos pra viagem
Nessa configuração, a bicicleta pode carregar em seus alforjes um total de 69L de carga: 
Par de Alforjes Impermeáveis Saikoski Outsider 45L;
Bolsa de Guidão Impermeável Saikoski Outsider 12L;
Bolsa Top Rack SolidSports 12L.

Ainda existe espaço na parte superior do bagageiro traseiro, podendo ali acomodar uma barraca de camping e um isolante térmico.
Na dianteira, ainda há a possibilidade de carregar um saco de dormir, amarrado a bolsa ou substitui-la por um par de alforjes menores.

Bem, falta fazer a estréia dessa configuração, já que ainda não elegi um roteiro.
Esse roteiro não poderia ser muito longo ou com muitas subidas, para que possa testar a estabilidade, pilotagem e se a alteração da relação surtirá o efeito desejado.

E aí, alguma sugestão?!

Um abraço e até a próxima!

Um comentário:

Loureiro disse...

Tá show a bike!!!