segunda-feira, 28 de julho de 2014

Prologo - Entrando Numa Fria: Cicloviagem à Serra Gaúcha

¡Buenas!

Férias no Inverno...eu nunca havia tirado férias nessa época. Normalmente saio no início da primavera, com clima ameno, poucas chuvas e bastante sol.
Pois é...esse ano vai ser ser diferente.

Pensei em fugir do frio, indo pro norte/nordeste ou até mesmo o centro-oeste, onde o sol sempre brilha forte, não importa a época do ano.
Mas, peraí: se é pra ser diferente, o clima também não pode ser o mesmo da primavera/verão. O frio teria de fazer parte da brincadeira!

Imaginei então uma viagem ao Uruguai, mas alguns problemas logísticos botaram essa programação à baixo.
Ora...pra onde ir então?
Se é pra curtir frio, que tal a Serra Gaúcha?

Conversei com meu amigo do Sul, Marcos Netto, que foi extremamente solícito em me dar as coordenadas de um belo pedal gelado pela Serra.

Várias trocas de e-mails depois, tinha um plano:


Com largada em Porto Alegre, seguiria pra Bento Gonçalves, Antônio Prado, Lageado Grande, São José dos Ausentes, Cambará do Sul, São Francisco de Paula, Gramado e Novo Hamburgo, dando aí uns 700km de pedal pra serem feitos em 12 dias.

A versão final do planejamento saiu no finalzinho de maio. Imediatamente comprei as passagens aéreas, alguns itens de inverno (roupas principalmente) e fiquei acompanhando a meteorologia da região sul.

Foi justamente nessa época que começou uma chuvarada que parecia interminável no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Choveu tanto no Norte do RS a ponto de algumas estradas desmoronarem:

Notícia 05/06/2014: Cratera na ERS-110 engole dois veículos e deixa mulher ferida em Jaquirana
Senti um pouco de medo e preocupação com a viagem, mas logo a chuva deu trégua pro povo da Serra Gaúcha e as coisas foram se normalizando.

Com isso, vi que já não tinha mais volta: No dia 13 de julho eu zarparia pra Porto Alegre pra viver mais uma cicloviagem com minha Fiel escudeira, a Só no Girinho!

Bora acompanhar como foi? Acompanhe os próximos posts!

¡Brazo!

Nenhum comentário: