quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Across Andes 2022 - Prólogo

¡Buenas!

Nos últimos anos cresceu em mim uma paixão sem precedentes pela Patagônia. Um lugar mágico, praticamente a Meca do cicloturismo localizado aqui pertinho, no sul do nosso continente, compartilhada entre o Chile e a Argentina.

Há um bocado de gente que fez, está fazendo ou logo mais fará alguma cicloviagem por aquelas bandas. 

Tive a oportunidade de conhecer um pedacinho desse lugar fantástico em janeiro de 2018, quando troquei de emprego e me dei a viagem de presente!

Fiz um pequeno tour (algo como 350km) entre San Martin de Los Andes e Bariloche, pela "Ruta de Los Siete Lagos" (uma hora dessas eu faço um post sobre essa viagem solo).

Depois dessa experiência, passei a consumir alguns materiais como livros, mapas, rotas, relatos, fotografias...enfim, subsídios para sonhos, que se bem alimentados viram projetos, que se bem traçados viram realidade, que se bem vividos transformam-se em memórias!

Um exemplo é o canal do (infelizmente finado) Iohan Gueorguiev (See The World). 
Quem acompanhou as aventuras desse jovem búlgaro/canadense deve ter sentido um desejo enorme de ter vivenciado as lindíssimas e inóspitas paisagens que ele capturou com suas câmeras, ouvindo as lindíssimas músicas que ele cuidadosamente escolheu para sonoriza-las. 

Se você não conhece, vale muito a pena ver a playlist dele. 

Enfim, melhor voltar ao tema...

Como os algoritmos do Facebook e Google são "malandriços", acabaram me jogando na cara o anúncio da edição do Across Andes 2021 , uma prova de ultraciclismo com pouco mais de 1000km que, conforme foi descrito pelo próprio site "...cruza os mágicos bosques de araucárias milenares e bordeia os lagos mais cristalinos da Patagônia Andina."

Quando me dei conta e passei a prestar atenção, a prova ela já estava com inscrições encerradas havia muito tempo.

Ainda assim Gabi e eu passamos a ficar de olho em todas as notícias que surgiam sobre a prova...tanto que logo descobrimos que alguns brazukas estariam por lá, um deles o Vinícius Martins, que é um reconhecido ultraciclista brasileiro e Organizador da ACP Randonneurs Mogi.

Acompanhar essa prova foi muito emocionante. Tanta imagem bonita, tanta altimetria, tanto perrengue, tantas histórias de superação, tantas frustrações...aquilo tudo parecia muito intenso e extremamente tentador...

...e foi aí que nos vimos pensando na possibilidade de fazer!

Parecia loucura, já que a coisa mais próxima que fizemos de ultraciclismo foi a nossa última grande aventura, o Portugal Divide (essa vai render uma série de posts, aguardem).

Colocamos na cabeça que tão logo abrissem as inscrições, iríamos entrar. Mas esse "tão logo" foi MUITO mais rápido do que esperávamos.

A prova terminou em 04 de dezembro de 2021 e mal houve tempo da organização recolher as tralhas, já anunciaram a pré-venda das vagas para edição 2022, que só ocorrerá em novembro de 2022!!!

Aí não teve jeito. Ficamos ouriçados ao extremo e no primeiro dia de pré-venda, 10/12/2021, fizemos nossa inscrição na categoria Dupla. 

Recebemos os numerais 110 e 111. E agora temos praticamente um ano para nos preparar!

Faremos uma série de posts relacionados aos preparativos ao longo de todo o ano e esperamos que você nos acompanhe e participe de tudo isso com a gente!

Bora lá?

Abração e até mais!

Nenhum comentário: